25/10/2011

Blizzard DOTA™ Perguntas Frequentes – BlizzCon® 2011


fonte: blizzard.com

P: O que é Blizzard DOTA™?

R: Blizzard DOTA™ é o novo jogo personalizado oficial para StarCraft® II, inspirado no Defense of the
Ancients (DOTA), mapa personalizado para Warcraft® III. Assim como outros jogos no estilo DOTA, o
Blizzard DOTA é uma competição entre equipes, na qual cada jogador controla um herói com habilidades
distintas e trabalha para que o seu time invada e destrua a base oponente. Estamos dando uma perspectiva
divertida ao Blizzard DOTA e esperamos que os jogadores gostem das disputas com os heróis dos
diversos universos Blizzard.

Ao longo de uma partida, levas de criaturas de cada time controladas pelo computador avançam
automaticamente pelo mapa por diferentes trajetos. Os jogadores lutam ao lado destas criaturas para
avançar a frente de batalha, destruir as torres adversárias e, eventualmente, invadir a base inimiga. Outros
pontos importantes são guardados por criaturas neutras hostis; capturar e controlar estes pontos garantirão
bônus a sua equipe.

À medida que o seu time destrói outros jogadores e as criaturas controladas pelo computador, o seu herói
ganha experiência e níveis, fortalecendo suas habilidades especiais. Você também ganhará ouro que pode
ser utilizado para comprar aperfeiçoamentos e itens para personalizar e melhorar o seu herói ao longo de
uma partida.

P: O que torna o Blizzard DOTA diferente de outros jogos do mesmo estilo?

R: Nós sempre gostamos do DOTA original e de outros jogos do gênero, já que eles são conhecidos pela
profunda e poderosa jogabilidade baseada em equipe. Entretanto, eles também são muito conhecidos
por uma exigente curva de aprendizado. Estamos bastante empolgados em dar o nosso toque ao gênero,
aplicando ao design geral do jogo a filosofia Blizzard "fácil de aprender, difícil de dominar". Também
estamos acrescentando elementos ao jogo para incentivar jogabilidade e combates entre equipes mais
rápidos e intensos por todo o mapa.

Um exemplo de como o Blizzard DOTA lida com as coisas de maneira diferente é a maneira como
as torres funcionam. As torres que ficam nos caminhos são elementos poderosos que podem dizimar
rapidamente um herói que esteja no seu raio de alcance. Diferentemente de muitos outros jogos estilo
DOTA, as torres do Blizzard DOTA têm um limite de energia que se recarrega aos poucos ao longo do
tempo. Isso significa que um time que faça um esforço coordenado contra uma torre pode forçá-la a ficar
sem munição, facilitando a tomada daquela posição. Isso encoraja mais ataques em equipe e reduz a
quantidade de partidas defensivas ou um jogo recuado em torno da defesa das próprias torres na primeira
metade do jogo.

A "floresta" (área neutra entre os caminhos) é também utilizada de forma um pouco diferente no Blizzard
DOTA. Muitos jogos estilo DOTA tradicionais apresentam campos de criaturas neutros que dão bônus
individuais aos jogadores que os limparem. No Blizzard DOTA, a característica principal da floresta são
os pontos de poder, guardados por criaturas neutras. Os times que dominarem estes pontos adicionarão
força às criaturas da equipe que estiverem no caminho. Isso significa que o controle da floresta avançará a
frente de batalha em meio aos caminhos em favor da equipe. Isso torna os pontos da floresta em um item-
chave de interesse no mapa e motivo de disputa entre as equipes.

Enquanto estas são apenas duas características do Blizzard DOTA que esperamos incentivarão partidas
mais intensas e um estilo de jogo mais baseado em equipe, também estamos preocupamos em desenvolver
uma curva de aprendizado mais fácil. Não acreditamos que os jogadores devam se sentir obrigados a
investir uma enorme quantidade de tempo pesquisando guias do jogo e combinações de itens antes de se
sentirem confortáveis para testar um herói diferente. Mais do que tudo, queremos tornar as coisas mais

Blizzard DOTA™ Perguntas Frequentes – BlizzCon® 2011

claras, eliminando redundâncias nas habilidades e nos itens do herói, e acreditamos que os jogadores
perceberão isso no design dos heróis e na loja de itens do jogo.

P: Quantos heróis estão disponíveis no Blizzard DOTA e quais suas funções?

R: A versão apresentada na BlizzCon inclui 12 heróis diferentes de quatro classes distintas: tanque,
causador de dano, apoio, e cerco. Os tanques funcionam como esperado: eles costumam possuir
armaduras resistentes e são projetados para suportar dano à medida que o combate começa e tentar
controlar as batalhas. O causador de dano são os heróis que produzem mais estragos, mas tendem a
ser mais frágeis, ou seja, as equipes precisarão protegê-los. Os heróis de apoio possuem habilidades
que permitem exercer diversas funções em batalhas em equipe, tais como cura, atordoamento e outros
métodos de controle de grandes grupos. Heróis de cerco possuem um papel especial. Eles podem atacar
a partir de longas distâncias, tornando-os ideais para destruir torres inimigas. Eles também tendem a ter
habilidades que afetam grandes áreas, o que os faz muito úteis no domínio de território em batalhas entre
equipes.

Pretendemos acrescentar mais heróis antes do lançamento oficial do Blizzard DOTA. O que é preciso
deixar claro é que buscamos assegurar que cada herói e habilidade sejam realmente únicos; queremos
qualidade acima de quantidade. Um dos pilares da filosofia de design no Blizzard DOTA é que cada herói
deve se adequar fortemente ao seu papel e contribuir sob a perspectiva de equipe. Nem todo herói precisa
ser uma máquina de matar para ser importante para o seu time e o design do jogo trabalha sob esta ótica.

P: Quais tipos de conquistas e recompensas estarão disponíveis?

R: Quando o Blizzard DOTA for lançado, você terá acesso a um grupo reduzido de heróis para começar.
Na medida em que você disputa as partidas, mais heróis serão destravados. Quando tiver acesso a
todos os heróis, você poderá começar a destravar itens estéticos de "prestígio" ao vencer partidas com
personagens específicos. Os itens de prestígio podem incluir armas diferentes, coroas, além de outros
acessórios.

P: Haverá algum tipo de sistema de estatísticas, tais como rankings, classificação de habilidades e
afins?

R: Inicialmente o Blizzard DOTA incluirá um sistema automático de pareamento de partidas com base
em habilidade, parecido com o atual ranking de StarCraft II. Também acompanharemos várias estatísticas
como número de jogadores derrotados, torres destruídas e médias de ouro e experiência adquiridas por
partida.

P: Haverá algum custo para jogar? Será necessário possuir Wings of Liberty™ ou Heart of the
Swarm™?

R: Atualmente pretendemos oferecer uma forma de jogar Blizzard DOTA sem custos, possivelmente
incluindo o jogo no StarCraft II: Starter Edition. Entretanto, nós ainda não definimos que tipo de
restrições serão aplicadas aos jogadores que estiverem jogando gratuitamente. Também estamos
discutindo a possibilidade de oferecer conteúdo exclusivo, como heróis especiais, àqueles que possuírem
Wings of Liberty™ e Heart of the Swarm™ (em regiões que possuem o modelo de negócio tradicional
de caixa, por exemplo), mas isso ainda será definido. Anunciaremos mais detalhes à medida que estas
decisões forem tomadas.

P: Que tipo de suporte pós-lançamento será oferecido? Haverá novas aparências e heróis
disponíveis para compra ou destravamento de alguma forma?

Blizzard DOTA™ Perguntas Frequentes – BlizzCon® 2011

R: Ainda não decidimos sobre que tipos de conteúdos e atualizações ofereceremos após o lançamento
do jogo ou como elas serão oferecidas. Neste momento, estamos focados na criação do melhor jogo que
podemos fazer e estamos ansiosos para ver a reação dos jogadores.

P: Haverá um período de teste beta? Quando começará? Como posso me candidatar?

R: Sim, pretendemos fazer um teste beta para o Blizzard DOTA em algum momento nos próximos meses.
Anunciaremos mais detalhes sobre como participar posteriormente.

P: Quando o Blizzard DOTA será lançado?

R: Não temos uma data de lançamento para divulgar no momento. Teremos uma melhor ideia do período
de lançamento após o início do teste beta.


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